Retrospectiva 2017

Hoje, 31.12.2017, último dia de um ano muito especial pra mim, de muitas realizações profissionais e um ano onde alguns projetos ganharam vida e viram a luz do dia.

Aqui, quero apenas destacar alguns momentos importantes que marcaram 2017.

  • Viagem Enoturística à Bento Gonçalves – tudo começou com uma ideia lançada na sala de aula da turma de Sommeliers do Senac-RJ, em 2016, quando os alunos desejaram vivenciar o mundo dos vinhos além do conteúdo e conhecimento compartilhado durante as aulas. Desejavam pisar num vinhedo, conhecer de perto uma região vitivinícola e poder trocar informações com os produtores e suas famílias, com enólogos e demais profissionais do Trade de vinhos. Selecionei as vinícolas cuidadosamente para que os estudantes tivessem a melhor experiência possível. Meu agradecimento especial à Pacheco Tour que através da Márcia Pacheco que cuidou de todos os detalhes para viabilizar essa viagem.
  • Court of Master Sommelier – este foi um marco e, claro, uma conquista para minha formação profissional. Em abril, pela primeira vez no Brasil em parceria com a Enocultura, a Court esteve em São Paulo para ministrar o Introductory Course. Foi uma jornada incrível de muito aprendizado e troca de experiências com grandes profissionais e pessoas muito especiais.
  • Parceria Enocultura – ainda no mês de abril fui indicado para fazer parte do seleto grupo de profissionais que compõem o time Enocultura, repleto de estrelas. Meu agradecimento mais do que especial à Andressa Noitel por me indicar e, também ao Thiago Mendes e ao Paulo Brammer por acreditarem em mim, no meu trabalho e nas minhas competências. Pude, enfim, ministrar os cursos da WSET que tanto desejei quando era estudante.
  • Vinhos & Hambúrgueres – Enfim! Após um longo período de espera, mais de 12 meses depois de realizar os primeiros testes de harmonização entre vinhos e hambúrgueres, realizei em parceria com a Chef de cozinha – Ane Treib – o 1º evento dessa harmonização incrível. Meu agradecimento especial à equipe da Cave Nacional por abrir as portas de sua bela sala de degustação e permitir a concretização desse projeto. O sucesso foi tamanho que a 2ª edição contou com hambúrgueres de frutos do mar, harmonizados, assim como a 1ª edição, com belos vinhos nacionais.
  • Viagem à Europa – experiência incrível onde curti com minha família e desfrutei de rótulos especiais nas belas paisagens da Provence, nos encantos de Paris e em alto mar numa degustação orientada no Eataly abordo do MSC Meraviglia sob o comando do sommelier italiano Davide Campaniello.
  • Goles de Sabedoria – Provence – curso 100% online que conta com o apoio do CIVP (Conseil Interprofessionnel des Vins de Provence). Após 2 anos de muita pesquisa, estudo de viabilidade técnica, busca por parcerias, lancei o meu 1º projeto online com o suporte da Pauta Online, uma startup petropolitana que desenvolveu uma plataforma responsiva e muito amigável, tanto para o professor como para os estudantes. Incrível!

Obs: as inscrições para a 2ª turma já estão abertas. Acesse o Sympla e garanta sua vaga.

  • Confraria Amigas do Vinho – Seção Região Serrana RJ – recebi com muito carinho o convite para ser o padrinho da seção serrana das Amigas do Vinho. Obrigado a Daysi – presidente da seção serrana – pela indicação do meu nome e à presidente nacional da Confraria, Sra Maria Lúcia Rodrigues que prontamente aceitou e apoiou a nomeação. Muita responsabilidade e muito trabalho pela frente junto as confreiras da serra fluminense.
  • Confraria ENO Lógico! – realização de mais um sonho. No dia 21.12 inaugurei a ENO Lógico!, confraria que reúne estudantes do WSET e enófilos que desejam aprofundar seus estudos no mundo dos vinhos, além de degustar rótulos diferentes e conhecer novidades de forma descontraída e lúdica.
  • Webnário: O futuro é rosé – tendências e oportunidades – no dia 26.12 fiz o meu primeiro webnário numa transmissão ao vivo onde trouxe aos expectadores números e informações fornecidos pela OIV (Organisation Internationale de la Vigne et du Vin) e pelo CIVP (Conseil Interprofessionnel des Vins de Provence). Foram 2 horas de muito conhecimento compartilhado e um rico debate entre os participantes onde todos saíram enriquecidos com muita informação e mais conhecimento adquirido. No próximo dia 23.01 às 20h teremos o 2º webnário baseado no artigo que escrevi para minha pós-graduação sob o tema Vinhos Naturais: a autenticidade de expressão no Trade de vinhos.

Saúde e um 2018 de muitos brindes e realizações,

Rafael Puyau

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *