Château du Taillan 2014 – Cru Bourgeois

Depois de um longo período longe da certificação WSET, retomei meus estudos nesse ano. Dessa vez no nível 4 – famoso DipWSET.

Durante o ano de 2018, com a intenção de me preparar para o nível 4, baixei o aplicativo da WSET para registrar as minhas impressões dos vinhos degustados. Uma forma fácil e eficiente de registro e, também, de reingressar nos estudos mais facilmente. Foram muitos rótulos degustados nos últimos 12 meses, utilizando o SAT (Systematic Approach Tasting).

Dentre os rótulos degustados, destaco esse Cru Bourgeois de 2014, do Château du Taillan – propriedade de gerência familiar adquirida em 1896 por Henry Cruse no Haut-Médoc, e atualmente administrado apenas por mulheres – 5 irmãs – que são a quinta geração da família.

O VINHO

As uvas que produziram esse vinho são de vinhas com 35 anos. O mosto passa por maceração pós-fermentativa à 30ºC durante 4 a 6 dias. O vinho teve 70% do seu volume estagiando por 12 meses em barricas de carvalho francês sendo que desse percentual, 20% estagiou em barricas novas. O restante, 30%, ficou nos tanques de aço inox para preservar as frutas no assemblage – 70% Merlot, 20% Cabernet Sauvignon e 10% Cabernet Franc. De coloração rubi intensa, límpido, brilhante e com lágrimas bem marcadas escorrendo pela taça. No nariz apresentou uma boa paleta aromática de média intensidade com notas de pimenta preta, chão de floresta – sous bois – alcaçuz, amoras, notas defumadas, mirtilos, frutas vermelhas e negras maduras além de toques de especiarias. No palato é seco, com acidez média mas na medida certa, taninos presentes e elegantes, de médio corpo e álcool bem integrado apesar dos seus 14,5%. Os aromas de boca confirmaram os aromas percebidos no nariz e apresentou ótima percepção tátil. Persistência gustativa medianamente longa. Final agradável e especiado.

Saúde e até o próximo post.
Rafael Puyau

 

2 thoughts on “Château du Taillan 2014 – Cru Bourgeois

  1. Tenho pouca experiência em vinhos franceses por causa do alto preço, fiz já algum tempo algumas experiências com alguns vinhos franceses de supermercado e não foram agradáveis. Os melhores vinhos deste país ultrapassam a casa dos R$200,00 aqui no Brasil por causa da elevada carga tributária que incide sobre o mesmo. Parabéns pela bela descrição do vinho que parece ter uma complexidade de aromas tremendo.

    1. Obrigado Zé!

      Esse vinho é bem interessante mesmo. A World Wine comercializa ele a um preço justo. Aqui no Brasil é muito complicado mesmo encontrar bons rótulos franceses. A boa notícia é que garimpando consegue-se achar bons vinhos franceses.

      Por isso fiz questão de postar sobre esse Cru Bourgeois. Depois que você provar, conte o que achou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.