Qual espumante escolher? Conheça o Liv Bubble Talk!

Na minha vida de educador, tenho a oportunidade de conhecer muitas pessoas e consequentemente, seus desejos e idéias para empreender no universo dos vinhos. Alguns alunos já empreendem no setor com projetos inovadores e outros num nicho pouco explorado. A troca dentro de sala de aula torna-se muito enriquecedora. 

Veja a história do Guilherme Menin. Ele foi meu aluno no WSET 2 no final do ano passado. Ao longo dos 5 dias da certificação, pude perceber seu conhecimento e paixão quando o assunto era ESPUMANTES. Ao perguntar com que trabalhava, ele me falou sobre sua empresa – a Liv Import – e sua atuação em eventos.

Recentemente fiquei sabendo do mais novo projeto da LIV IMPORT, o Liv Bubbles Talk.  

Confira a entrevista com o Guilherme Menin:

1 – Como surgiu a idéia de criar uma empresa focada em eventos?

GM – A Livimport surgiu há 10 anos atrás seguindo o modelo de negócio da Menimport, empresa que fundei com meu irmão em Belo Horizonte com o foco em eventos, vinhos e espumantes. A Livimport, depois de uma exaustiva pesquisa de mercado junto a empresas exclusivas em fornecimento de bebidas para eventos na cidade do Rio de Janeiro. Há 8 anos, a empresa distribui espumantes exclusivos que desenvolve junto à enólogos e vinícolas que admiramos e conhecemos o padrão de qualidade de seus vinhos. Participamos, ativamente, da elaboração do corte com os vinhos bases dos espumantes, gramatura de açúcares, cor – no caso dos rosés – e layout das embalagens.  Como trabalhamos com um volume anual considerável, conseguimos boas negociações, principalmente, em relação ao preço final. Negociação sem intermediários! Acompanho diretamente todo o processo de produção mantendo a qualidade do produto final.

2 – Quem é seu público-alvo?

GM – Meu público-alvo são noivas, hotéis e restaurantes que precisam de uma consultoria em relação a vinhos e espumantes. 

3 – Qual a área de abrangência e atuação da Livimport?

GM – Atuamos principalmente na cidade do Rio de Janeiro, região dos lagos e serra fluminense onde fazemos o fornecimento de bebidas em consignação, mas entregamos para todo o Brasil quando é venda direta. Como exemplo, posso citar as cidades de Curitiba, Trancoso e Tiradentes como as mais frequentes nos pedidos. 

4 – Como surgiu a idéia do projeto Liv Bubbles Talk?

GM – O Bubbles Talk surgiu quando fui convidado pelo cerimonialista Roberto Cohen para falar sobre espumantes em casamentos em um curso de cerimonialistas. A partir daí, percebi o grande interesse dos profissionais do setor pelo vinho e, principalmente, com uma quantidade de dúvidas que eles tem paralelamente a vontade de adquirir conhecimento para melhor atender seus clientes. 

5 – Qual o objetivo do projeto?

GM – Capacitar profissionais de eventos com conhecimento básico sobre vinhos e espumantes de maneira descontraída. Tem, também, o objetivo de desmistificar a degustação técnica e explicar, na prática, como uma harmonização adequada pode ajudar numa festa. Durante uma tarde, com teoria e prática, em hotéis parceiros com turmas pequenas para que a troca de informações seja melhor absorvida pelos participantes como num curso mais leve. Contamos com recursos multimídias como vídeos e slides. Depois, é claro, há degustação de espumantes. 

6 – E a quem se destina?

GM – Principalmente a profissionais do setor de eventos mas se estende, também, a profissionais de outros setores bem como enófilos em geral. 

7 – É um projeto muito interessante e você, empacotou, num formato bacana que atende a diversos públicos. Fale um pouco mais sobre o projeto. Há uma agenda definida? Posso divulgar as datas?

GM – A 1ª edição ocorreu num curso de cerimonialistas da Michele Senise e foi ótimo para testar o novo formato. As próximas turmas são para convidados de cerimoniais parceiros que cobram por este curso. A intenção é realizar o Liv Bubbles Talk, pelo menos, uma vez por mês, depois seguir para BH e se houver demanda, levar para outras cidades também.

8 – Então, como se inscrever?

GM – As inscrições podem ser feitas diretamente pelo site da Livimport ou através do telefone 21 2561.2168.

Conheça um pouco sobre o CEO da Liv Import.

Guilherme Menin Chelotti é formado em administração de empresas e pós-graduado em Gestão Empresarial. Há 15 anos começou a comercializar bebidas na cidade de Belo Horizonte onde montou a Menimport – já com foco em eventos. Já no Rio de Janeiro, com experiência em mais de 10 anos, agora a frente da Livimport, empresa nos mesmos moldes da Menimport. Presta assessoria e consultoria em relação aos vinhos e espumantes, seja para um evento ou para um estabelecimento comercial. 

Com boa vivência no universo do vinho e tendo circulado e conhecido diversas vinícolas, em 2016, fez o curso de Sommelier Internacional da FISAR com Roberto Rabachino e Edegar Scortegagna. Em 2018, foi a vez da certificação internacional WSET 2 ministrada pela Enocultura, onde tive o prazer de ser um dos seus professores.

Atualmente, Guilherme, está dedicando parte do seu tempo aos estudos para o WSET 3 onde fará sua certificação no mês de Outubro de 2019.

Saúde,
Rafael Puyau

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.