Quanto mais chocolate melhor!

Confira uma receita deliciosa que leva vinho tinto e chocolate.

E se a vida se tornar uma barra, que seja de chocolate! E o vinho? Vamos sugerir uma harmonização deliciosa também.

Não tem como negar… podem até não gostar de doces, mas o chocolate é um caso a parte! Cada vez mais apreciado na sua versão meio amargo, com maior concentração de cacau e muitos benefícios para a saúde.

Aproveitando que estamos estudando formas diferentes de se utilizar o vinho na cozinha queremos compartilhar essa deliciosa receita de um bolo de chocolate meio amargo feito com vinho tinto.

A receita é do blog Technicolor Kitchen e segundo o autor, o vinho tinto adiciona profundidade ao sabor do chocolate, deixando-o mais intenso e ainda torna a textura do bolo absurdamente macia.

Ficou com água na boca? Então continue lendo e confira a harmonização para esse bolo incrível!

Sugerimos que acompanhe com o vinho do Porto Dow´s Nirvana Reserve para o deleite ser completo.

Dows Nirvana Reserve

É o “Porto que o chocolate adora”. Este vinho foi concebido sob medida para acompanhar chocolates, em especial meio amargo, com graduação entre 60% e 75% de cacau.

Os vinhos Dow’s são assinados pela renomada família Symington, que há cinco gerações produz alguns dos mais cultuados vinhos do Porto da história. No Brasil podemos encontrar pela Épice Importação.

O Porto Dow´s Nirvana Reserve foi criado pelos enólogos da Dow’s (Charles Symington e João Pedro Ramalho) em parceria com especialistas em harmonização da The Flanders Taste Foundation, da Bélgica que buscaram a harmonização perfeita para o chocolate.

Os aromas florais de rosas selvagens e violetas que são tão proeminentes no Nirvana são a marca registrada das uvas cultivadas na Dow ‘s Quinta da Senhora da Ribeira, situada no Douro Superior.

Os taninos maduros e textura intensa presentes no Dow´s Nirvana vem de uma combinação de vinhas velhas de Touriga Franca e Touriga Nacional.


A família Symington construiu, em 2015, um novo centro de visitas na Quinta do Bomfim da Dow’s sendo essa uma das principais experiências do enoturismo no Vale do Douro. Foi vencedora Global na categoria de Serviços de Enoturismo, na edição de 2017 dos prémios Best of Wine Tourism.

Imagem portugalbywine.com

Para 2020 está prevista a abertura, no mesmo local, de um novo restaurante com um menu composto por pratos portugueses locais, harmonizado com vinhos do Douro e do Porto.

Vale conferir a harmonização sugerida e, também, visitar a região do Douro!

Quer saber mais sobre Vinho do Porto? Garanta sua vaga no webinar do próximo dia 28.10 às 20H clicando aqui e receba infográfico, e-book e certificado de participação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.