Que tal um espumante da terra da Rainha?

Entenda toda a revolução na produção de espumantes na terra da Rainha.

Que tal brindar a chegada de 2020 com um espumante made in England?

Já estamos nos aproximando das celebrações de fim de ano e você já pode pensar nas escolhas deliciosas e surpreendentes para momentos inesquecíveis.

Depois de anos sofrendo piadas em relação a produção de vinho, “a Inglaterra experimenta uma explosão dos seus espumantes locais que estão batendo os rivais champagnes em degustações às cegas”, avisou o jornal britânico ‘Independent’.

Fomos presenteados com um adorável exemplar inglês e conferimos a excelente qualidade do espumante.

🙏🏼 Nossa gratidão pela bela lembrança da viagem a Londres da querida Renata Vilela.

Nyetimber Wines
Nyetimber Sparkling Wine | Product of England

Trata-se do Nyetimber Classic Cuvée produzido pelo método tradicional a partir do corte de chardonnay, pinot noir e meunier.

👁 Com belíssima coloração amarelo ouro claro, perlage pequeno e abundante. Límpido e brilhante.

👃🏼 No nariz predominou aromas de leveduras com toques especiarias doces e frutas tropicais.

👄 Em boca apresentou um bom volume com uma mousse cremosa e muitíssimo agradável. Acidez vibrante e com persistência gustativa média. Elegância e frescor!

🥂 Perfeito para brindes de aniversário, celebrações de fim de ano e presentes especiais!

No site do produtor Nyetimber o valor deste espumante é de £37.

A empresa nasceu em 1980, em West Sussex, pelas mãos de um casal de Chicago determinados a produzirem os primeiros espumantes que pudessem rivalizar com os poderosos Champagnes.

“Nossas vinhas compartilham características semelhantes às melhores vinhas de espumantes do mundo. Os solos de greensand e chalk permitem que nossas videiras, em cada um de nossos locais separados – Sussex, Hampshire e Kent -, floresçam no sul da Inglaterra. O clima aqui permite o amadurecimento lento de nossas uvas, permitindo alcançar os níveis ideais de maturação e acidez, bem como a complexidade e requinte pelos quais nossos vinhos requintados são famosos”, afirmam os winemakers.

As 3 maiores regiões produtoras inglesas estão ao sul e são: Sussex, Kent e Surrey onde o solo tem a mesma composição geológica da região de Champagne.

Regiões produtoras Inglaterra
Regiões produtoras de vinho por Wine Folly

O sul da Inglaterra apresenta temperaturas mais amenas, climas metereológico e econômico favoráveis. Isso tudo devido ao “aquecimento global” que tem contribuído para a explosão dos espumantes ingleses.

Assim, a produção se concentra no extremo sul da ilha, com ênfase no sudeste. Além de um clima um pouco mais favorável – como citado acima -, o solo da região possui uma composição similar ao da região francesa de Champagne: majoritariamente calcáreo, rico em depósitos de giz – chalk -, além do, também presente, arenito verde – greensand.

Sussex é responsável por 1/4 da produção do país, e é a primeira candidata a ganhar o status de DOP. Por outro lado, Kent e Surrey foram as regiões escolhidas pelas casas de Champagne Taittinger e Pommery, para investir nos espumantes ingleses.

Alguns chegam a se perguntar se estamos falando dos “novos champagnes”

Os produtores mais conhecidos são Nyetimber, Ridgeview, Chapel Down, Camel Valley e Denbies.

Todos estão a pleno vapor nesse momento de efervescência dos espumantes ingleses. De investimentos em terras e novos plantios até instalações aprimoradas de vinificação e experiências para visitantes.

Aproveite sua próxima viagem à Londres e fique de olho na carta de vinhos dos restaurantes. Permita-se degustar um belo espumante inglês e brindar a vida! Cheers!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.