7 ideias de como cozinhar com vinho

Vamos sugerir 7 dicas bem interessantes para você inovar na sua cozinha utilizando vinho nos pratos!

Quem curte cozinhar adora dicas e truques para facilitar o dia a dia. Estamos falando de sugestões para utilizar o vinho na sua cozinha e deixar os pratos com um sabor ainda mais especial!

Antes de mais nada… tenha prazer ao cozinhar e escolher o vinho. Deixe a preguiça de lado e não corra o risco de colocar qualquer vinho. Isso pode comprometer todo o seu trabalho!

Você deve começar escolhendo um vinho “bebível”. Acredite que se um vinho não tem condições de beber então também não terá sucesso nas receitas.

Inove na cozinha com vinho

Não é que tenha que escolher apenas vinhos que você já conheça. Pelo contrário… Inove! Busque novos aromas e sabores que não está acostumado. Arrisque-se em fazer uma receita com perfil de um vinho mais aromático e cítrico por exemplo!

Tenha em mente que vinhos rotulados como “de cozinha” em sua maioria tendem a ter baixa qualidade. Prefira buscar produtores bacanas e treinar sua harmonização entre vinho e comida.

Uma dica bacana é utilizar nas receitas o mesmo vinho que será degustado durante a refeição. Mas se estivermos falando de um vinho muito especial e com poucas garrafas disponíveis, busque opções com relação qualidade x preço.

Um bom truque também nesses casos é utilizar apenas no final de um longo refogado um pouco de um bom vinho. Isso trará a sensação que o preparo do prato foi com esse vinho.

Experimente utilizar vinhos fortificados como Sherry, Madeira e Marsala que são ótimos para cozinhar. A redução do vinho acentua a doçura, o tanino ou a acidez. Uma maneira útil seria um toque no prato principal ou na sobremesa.

Toque especial vinho

Utilize vinhos também em marinadas pois amaciam a carne.

Equilibre o vinho solicitado na receita utilizando caldo caseiro. Você pode aproveitar sobras de vinho e congelar em cubas de gelo e utilizar um a um a medida que a receitar solicitar. Confere um sabor todo especial!

Equilibrio vinho e caldo

Esse é o seu momento para investir na sua criatividade! Escolha uma vertente, aromas, acidez, taninos, região e brinque com as receitas e harmonizações.

Resumindo as 7 ideias para você praticar:

  1. Escolha um vinho “bebível” e experimente novidades. Saia da sua garrafa de conforto e invista em uma nova experiência;
  2. Não utilize vinhos rotulados como “de cozinha”;
  3. Pode utilizar na receita o vinho que acompanhará durante a refeição;
  4. Finalize um longo refogado com um pouco de um bom vinho e deixará uma bela sensação no prato;
  5. Faça uso de reduções de vinho para conferir um toque especial no prato principal ou na sobremesa;
  6. Acrescente um pouco de vinho nas marinadas para amaciar a carne; e
  7. Congele as sobras de vinho em cubas de gelo e tenha a mão sempre que precisar para suas receitas.

Comenta se você tem inovado na cozinha utilizando vinho. Queremos saber!

Bom Apetite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.